quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Cafeína


A cafeína é um composto químico, classificado como alcalóide, pertencente ao grupo das xantinas; além de actuar ao nível do Sistema Nervoso Central, aumenta também a produção de suco gástrico, decorrente da alteração metabólica ocasionada pela mesma. Devido ao estímulo do sistema nervoso, a cafeína favorece o estado de alerta. 
É a droga mais consumida no mundo e é encontrada numa grande quantidade de alimentos tais como o café, o chocolate, o guaraná, a coca-cola, o cacau e o chá-mate. É possível encontrá-la também em alguns analgésicos e inibidores do apetite. O valor nutricional da cafeína é nulo, estando apenas associado ao efeito excitante.
Em excesso, a cafeína pode ocasionar alguns sintomas como irritabilidade, agitação, ansiedade, dor de cabeça e insónia.
Devido ao estímulo acima mencionado, esta droga proporciona alguns efeitos comprovados, como aumento da concentração, melhoria do humor e diminuição da fadiga.
Segundo estudos dez gramas de cafeína representam uma dose letal para o homem. Mas numa chávena de café existem cem miligramas de cafeína.
Apesar de ser utilizada para solucionar problemas cardíacos e ajudar pessoas com depressão nervosa , a cafeína é uma droga que causa dependência física e psicológica, uma vez que para estimular o cérebro utiliza os mesmos mecanismos das anfetaminas, cocaína e heroína. Os efeitos da cafeína são mais leves, porém esta substância manipula os mesmos canais do cérebro, sendo esta uma das razões que pode levar as pessoas ao vício. 
A Cafeína pode cortar os efeitos dos remedios anti-epiléticos como o alcool, por isso não é recomendado o consumo de alimentos  e bebidas em grande quantidade que contenham cafeína.

Nenhum comentário: