quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Cão é adestrado para identificar crises de epilepsia do dono


Tratamento já é comum em países como EUA e Reino Unido
Um cão chamado Zulo chegou à casa da família Rabello, em Ribeirão Preto (SP), com uma função muito importante. Convivendo há três meses com a família – principalmente com o jovem de 19 anos.O Zulo tem a função de identificar quando o jovem estiver prestes a ter crises convulsivas. Davi sofre de epilepsia, mas as graças ao trabalho do seu novo amigo, as crises caíram de 20 para 5 ao dia.
O estado de tranqüilidade também se espalha para o restante da família, principalmente para a mãe que tem conseguido ter noites tranqüilas de sono. Ela sabe que pode ser alertada pelo barulho feito por Zulo se uma nova crise acontecer.
O trabalho do cão da raça labrador, Zulo pode ser pioneiro no Brasil. O primeiro cão adestrado para identificar crises de epilepsia. É o que informa Maria Priscila Cescato, psiquiatra do Centro de Cirurgia de Epilepsia do HC (Hospital das Clínicas) de Ribeirão, da USP.
A prática já é comum em outros países, como os Estados Unidos e Reino Unido, mas não há conhecimento de outro cão com essa habilidade no Brasil, diz o psiquiatra Renato Luiz Marchetti, do Instituto de Psiquiatria do HC de São Paulo.
Porém os especialistas deixam claro que não há estudos suficientes que comprovem a eficácia da ajuda animal na redução de crises em epilépticos. No entanto concordam com a possibilidade de consequências positivas na interação entre paciente e cão.
"todas as combinações possíveis de remédios que existem no mundo" e tentado diversas dietas. E até o momento, o Zulo tem sido uma ótima opção.
 


Fonte: Brasil Diario




    Nenhum comentário: