terça-feira, 30 de agosto de 2011

Congresso sobre Epilepsia vai tentar conscientizar empresários



Portadores da doença são excluídos do mercado de trabalho, diz presidente de Associação.

IPATINGA – O auditório da Faculdade de Medicina do Vale do Aço (Famevaço), situada na avenida Marechal Cândido Rondon, 850, bairro Veneza, será palco do 1º Congresso Nacional sobre Epilepsia, nos dias 18 e 19 de março. O evento, organizado pela Associação de Apoio ao Portador de Epilepsia (AAPE), com sede em Ipatinga, é aberto ao público.
Associações, empresários e profissionais da área da saúde de diversas partes do país são aguardados no Congresso. Um dos principais objetivos do evento é quebrar alguns preconceitos em torno do portador de epilepsia, principalmente de que ele não pode trabalhar. “Se a pessoa que é portadora de epilepsia estiver em tratamento, ela pode ser inserida normalmente no mercado de trabalho. Mas infelizmente a maioria das empresas teme que o epiléptico sofra uma crise de convulsão durante o trabalho e gere uma série de transtornos”, lamenta Ernane Pereira da Costa, presidente da AAPE.
Ernane é portador de epilepsia, faz tratamento e há muito tempo não sofre convulsão. Contudo, ele já foi persuadido a abandonar um emprego. “Eu trabalhava em uma área industrial. Quando a técnica de segurança da empresa descobriu que eu tinha epilepsia, ela ficou com medo. A partir daí fui me sentindo muito inseguro. Alguns colegas de trabalho estavam com receio de que acontecesse algum acidente. Até que pedi demissão”, conta Ernane, que hoje trabalha como autônomo.
Segundo o presidente da AAPE, a entidade atende a 180 portadores de epilepsia, sendo que boa parte destas pessoas nunca trabalhou, por falta de oportunidade. Ernane espera que o Congresso possa contribuir para o início de uma mudança de pensamento. “Vamos aproveitar a oportunidade para provar que o epilético, que faz uso regular de medicamento, tem plenas condições de ingressar no mercado de trabalho”.
Por enquanto, apóiam o Congresso a arquiteta Priscila Madeira, Carlos Construtor, Cartão de Todos, Sonorização Status, Instituto de Música Educacional, Ipatinga Móveis e JE Contabilidade.

Cartão de Todos endossa necessidade de inclusão

Segundo dados do Ministério da Saúde, 1,8% da população sofre de epilepsia no Brasil. O levantamento também aponta que 70% das pessoas tratadas adequadamente deixariam de ter crise e poderiam levar uma vida normal e de boa qualidade. Com base nesta informação, Altair Vilar, presidente do Cartão de Todos, projeto social que atende mais de 500 mil famílias nas áreas de saúde, defende que as empresas da região apóiem a inserção no mercado de trabalho de pessoas com epilepsia.
Esse é um mal que atinge boa parcela da população. Não podemos fechar os olhos a isso. O Cartão de Todos adota como forma gerencial a administração solidária. Por isso apoiamos o Congresso de Epilepsia da AAPE e somos solidários à causa da entidade. É preciso que mais empresas sejam solidárias aos portadores de epilepsia”, defende Altair Vilar.

Entidade quer inclusão de mais medicamentos no SUS

A Associação de Apoio ao Portador de Epilepsia (AAPE) lamenta que alguns medicamentos essenciais para tratamento da doença não sejam fornecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O presidente da entidade, Ernane Pereira da Costa, lembra que o remédio Trileptal (Oxcarbazepina) – 600 mg, hoje um dos mais recomendados para o tratamento da epilepsia, não é fornecido pelo SUS. O remédio custa R$ 144,00. “Inúmeras pessoas atendidas pela AAPE alegam que não têm condições de comprar o Trileptal”, diz Ernane.
Segundo ele, a AAPE está trabalhando para ser inserida no Conselho Estadual de Saúde. Com isso, Ernane acredita que seria possível viabilizar a inclusão do Trileptal e outros medicamentos na tabela do SUS. “Com a nossa representatividade no Conselho Estadual, esse objetivo ficará perto de ser alcançado”, projeta.
A sede da AAPE fica na rua Mariana, 120, no Centro de Ipatinga. As reuniões da entidade acontecem toda quarta-feira, a partir das 17h. A Associação fica aberta de segunda a sexta-feira, de 13h às 18h. O telefone da entidade é o (31) 8546-4131.
Dica para o Trileptal caro, (solicitar o cartão Vmscard) www.vmscard.com.br que dará descontos em qualquer farmacia, eu ja estou com 50% de desconto na compra do Trileptal.




Nenhum comentário: